domingo, 12 de agosto de 2012
deus tem um proposito pra cada um de nós ele digno de todo o louvor
A graça e a paz de cristo jesus para cada de voz. Amados, uma palavra tem saltado em meu coração há algum tempo. Gostaria de compartilhar com vocês, ela se encontra em Lucas 12:42-44, vejamos:
“E disse o SENHOR: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.
Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.”
Hoje em dia, muito se tem falado a respeito de chamada, de vocação em Cristo, entretanto devemos meditar na Palavra de Deus acerca dessas coisas, porque nela podemos encontrar a orientação certa de como proceder e buscar as coisas do alto.
Paulo orava pelos efésios para que eles conhecessem a esperança de sua chamada, “... tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação...” (Efésios 1:18). Ele orava para que eles pudessem descobrir em Deus, de fato, a razão da existência deles, do motivo pelo qual estavam eles ali.
Isso me leva a concluir que Deus tem um plano especial para cada pessoa. Até mesmo você que, sabendo ou não de sua chamada, conhecendo-a ou não, deve entender que sua vida tem um propósito em Deus. Uma razão pela qual Deus te trouxe aqui.
"Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, CONFORME O PROPÓSITO DAQUELE que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;" (Efésios 1 : 11)
"Que nos salvou, e CHAMOU com uma SANTA VOCAÇÃO; não segundo as nossas obras, mas SEGUNDO O SEU PRÓPRIO PROPÓSITO e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;" (II Timóteo 1 : 9)
Você pôde perceber que primeiro Deus criou o propósito e depois sim, Ele criou você? Você não chegou ao mundo e Deus não sabia o que fazer e pediu para você esperar. NÃO! Ele primeiro criou um propósito, e depois Ele pensou: “ – Eu quero que algo seja desse jeito. Para cumprir esse propósito eu vou criar ELE, e vou colocar as ferramentas necessárias, os talentos dentro DELE para ELE fazer o que Me apraz.” Deus criou um propósito e, para cumprir esse chamado Ele confiou em você e te criou.
Então você não foi cuspido na terra e ficou aguardando para saber o que dava na telha. De jeito algum! Você foi criado com um propósito lindo demais, "O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, ..." (Provérbios 16 : 4) Na NVI diz assim: “O Senhor faz tudo com um propósito, ...”, Deus tem um propósito eterno naquilo que cria.
Talvez você pense como pensou Jeremias no capítulo 20:18 – “Por que saí do ventre materno?...... Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção?” , mas muito antes de estabelecer as fundações da terra, Deus nos tinha em mente, tendo nos escolhido como foco de seu amor.
É assim que está lá em Efésios. Precisamos nos agarrar a esta palavra e confiar em Deus. Confiar Nele. Confiar em seus eternos propósitos. Jó, após experimentar um pouquinho de Deus reconheceu sua soberania e fidelidade em Seus propósitos, de fato quando conhecemos a Deus a cada dia mais, entendemos o que está escrito em Eclesiastes, "TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Eclesiastes 3 : 1).
Atualmente no Corpo de Cristo observamos muitos irmãos cercados pelo ativismo e que preenchem as fileiras de diversos departamentos pois, associam que pelo muito trabalhar ou por estar em mais de dez departamentos o galardão será maior.
Em primeiro lugar, Deus vai retribuir pelo coração de cada um. Se você estiver em dez departamentos e não fizer com inteireza de coração, amor, para Deus não valerá de nada. Será queimada sua obra. Vemos em Mateus 25 que Deus distribuiu talentos aos homens e os deu segundo a capacidade de cada um. A quem ele deu 10 talentos fez uma cobrança, e a quem Ele deu 5 talentos fez outra cobrança. Por que ele cobrou segundo a capacidade de cada um. Se Ele deu ferro para um construir uma casa e madeira para o outro construir também uma casa, com absoluta certeza, afirmo que Deus não cobraria daquele a quem deu madeira uma casa de ferro, nem vice-versa.
Perceba que a medida de conhecimento daquele que soube a vontade do Senhor agravou ou não o castigo por que esse conheceu o que o seu SENHOR QUERIA. Soube de sua vontade.
É necessário compreendermos o que Deus tem para nós. Conhecer o que Deus tem para mim ajudará na minha caminhada aqui na terra. Conhecer os planos de Deus para nossa vida é o essencial.
Fomos chamados sim para dar frutos e isso glorifica o nome do Deus Todo Poderoso, mas a fidelidade deles garantiu o galardão. Deus os inseriu sobre o muito e eles deixaram o Senhor alegre, porque o mesmo terminou dizendo: entra no GOZO do Seu Senhor. No texto diz: “E disse o SENHOR: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem O SENHOR PÔS sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?” Quem pôs?! O Senhor! E olha como está o verso seguinte: “Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, ACHAR FAZENDO ASSIM.”
O achar aonde?! ASSIM! Ou seja, fazendo o que o seu Senhor pediu. Achamos as vezes que o nosso muito serviço vai agradar a Deus, pelo contrário, às vezes isso pode nos tirar do foco, do real propósito que Deus tem para nós.
Precisamos estar no centro da vontade de Deus fazendo exatamente o que Ele pediu. Exatamente no lugar certo, na hora certa, fazendo o que Ele pediu por que naquele lugar de obediência vai haver provisão, sustento, unção, graça e tudo mais que precisamos.
Eu digo isto por que hoje eu estou experimentando isto. Eu não tenho habilidade alguma na área de teatro nem artística. Nunca fiz curso na área, muito menos tenho noção do treinamento. Sei do meu chamado, sei o que Deus tem para mim, mas ainda não foi manifesto em plenitude. Mas no momento houve uma graça, justo na área do teatro, Deus não enxergou em mim talento, nem habilidade nem capacitação, antes Ele enxergou um coração disponível e pronto a servir e me ungiu com seu poder para desempenhar tal função.
Hoje eu lidero o teatro na Igreja Verbo da Vida em Aracaju, e há uma graça sobrenatural sobre a minha vida. Até eu mesmo fico impressionado com o que Deus tem feito aqui conosco. Mas, preciso entender em primeiro lugar onde eu tenho que estar.
Se você tem chamado para pastor, amém. Ore para que Deus venha a trabalhar em seu coração e caráter, forjar um homem segundo a vontade dELe. Mas ore também para que Ele diga a você e revele onde Ele quer que você esteja atuando!
Necessariamente você não tem que entrar já na chamada. Talvez você primeiro deva passar pelo departamento infantil. Isso não é regra, é direção de Deus. Talvez Ele queira você nos conselheiros ou mesmo no diaconato, ou fazendo algo que esteja no coração Dele PARA O MOMENTO QUE SE CHAMA HOJE! Se você obedecer a voz do Senhor e estiver no local que Ele quer que você esteja neste momento haverá benção e proteção sobre tua vida. Discirna os tempos e as estações para sua vida. E procure compreender aquilo que Deus tem para você antes mesmo de você atuar na chamada que Ele separou para você.
Lembre-se, Moisés demorou 40 anos para entrar no ofício que Deus chamou ele. Estava neste tempo trabalhando no caráter dEle. Samuel fora chamado desde cedo e no capítulo 3 e último verso deste, a bíblia diz que mesmo sendo novo TODO ISRAEL RECONHECEU o chamado dele como profeta. Ou mesmo Jesus que entrou no ofício aos 30 anos. Independente do tempo saiba que assim como Jeremias fora escolhido e separado desde antes do ventre materno, você também veio a terra com propósito.
E o coração do servo não depende do tempo ou da posição para entrar no chamado. Ele serve com inteireza de coração. Seu foco está no Senhor da obra e não na obra do seu Senhor. Somos cooperadores de Deus e isso é muito mais que trabalhar para o Senhor da obra, e sim trabalhar COM Ele.
AMÉM QUE DEUS ABENÇOE A VIDA
0 comentários:
Postar um comentário