A mensagem deste sermão não é apenas informativa. Meu propósito não se resume à tentativa de lançar luzes em sua mente, mas de atear fogo em seu coração. Ao mesmo tempo, minha oração é que este texto tão simples seja como uma torrente viva do céu inundando-lhe a vida de consolação, alegria e uma profunda convicção do propósito salvador de Deus — em especial nesses dias turbulentos em que passamos, nos quais somos bombardeados com tantas notícias trágicas e com tantas mensagens contraditórias.
Não podemos alimentar a alma com a palha da filosofia humana. O coração não encontra descanso nas promessas mirabolantes engendradas no laboratório das religiões. Nosso consolo vem de Deus. Só o bálsamo celestial pode refrigerar-nos a alma. Só a partir do céu pode jorrar a verdadeira consolação. Toda consolação que não vem vazada pela verdade de Deus é falsa. A verdade, e só a verdade, amplia a visão, aprofunda a experiência e gera verdadeira transformação.
O texto de Romanos 8:26-30 é o ponto culminante do maior tratado teológico escrito pelo apóstolo Paulo. Se a carta de Paulo aos romanos é uma espécie de "cadeia do
Himalaia" de todos os escritos daquele apóstolo veterano, Romanos 8 é o próprio pico do Everest, o ponto culminante. A análise desse texto pode trazer maravilhosos benefícios a sua vida. Em espírito de oração, mergulhe nas profundezas dessa riqueza divina. Beba sem restrições dessa fonte inesgotável. Sacie a alma dessa fonte que jorra em abundância. Alimente-se desse banquete de iguarias tão finas.
Ao atravessar os portais desse texto do apóstolo Paulo, você descortinará as revelações mais maravilhosas do eterno propósito de Deus. Todas as palavras do dicionário não seriam suficientes para descrever o grande amor de Deus e seu inescrutável, eterno e incontestável plano redentor. Concordo com o que disse o poeta:“Ainda que todos os mares fossem tinta e todos as nuvens fossem papel; ainda que todas as árvores fossem pena e todos os homens escritores; nem mesmo assim poderiam descrever o sublime amor de Deus". Ao levantar a ponta do véu desse glorioso texto, você verá, com clareza cristalina, como o Deus trino — Pai, Filho e Espírito Santo — tem trabalhado de forma eficaz, desde a eternidade, para a nossa redenção.
Este livro é uma exposição teológica, devocional e prática do texto de Romanos 8:26-30. Estou certo de que sua leitura lhe fará tão bem quanto fez a mim ao escrevê-lo. Meu ardente desejo é que Deus possa enriquecer a sua vida, firmar a sua fé, sustentar os seus passos, firmar os seus olhos em Jesus, o autor e consumador da fé, e guiar você até à glória.
Em Cristo temos uma rica e linda herança. Os tesouros deste mundo são trapos de nenhum valor, se comparados com as riquezas celestiais. A caminhada cristã, embora marcada pelo sofrimento, terminará na glória. Não avançamos para o ocaso, mas para o alvorecer. Nosso destino não é a derrota, mas a vitória triunfal. Por enquanto, cruzamos vales escuros, pisamos estradas repletas de espinhos, enfrentamos pobreza, dor, perseguição, fraqueza e a própria morte; mas, então, os portais do céu se abrirão para nós, entraremos na glória e reinaremos para sempre com o Senhor.
Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Romanos 8:26-30
Nem todos os que sonham em vencer na vida conseguem atingir este objetivo. Nem todos os que buscam a vitória a alcançam. No jogo da vida, muitos começam bem e terminam mal. Alguns iniciam ganhando de goleada, mas depois sofrem uma derrota esmagadora. Podemos ilustrar esSa realidade incontestável com a saga esportiva brasileira.
0 comentários:
Postar um comentário